Detalhes do E-book

Título: Educação médica crítica, reflexiva e de qualidade: experiências, vivências e olhares (v.1)
Informações
ISBN
978-65-86230-18-5
Editores(as)
Marcos Aurélio Maeyama, Alessandro da Silva Scholze, Leonardo Augusto Esteves Lopes de Oliveira, Pablo Sebastian Velho
Sobre esta obra

O Congresso Catarinense e Paranaense de Educação Médica (CCPEM) é um

evento promovido bianualmente pelas escolas médicas dos estados de Santa

Catarina e Paraná (componentes da Regional Sul II da Associação Brasileira de

Educação Médica - ABEM), e se configura em um espaço privilegiado para que as

discussões realizadas nas Instituições de Ensino e no Congresso Brasileiro de

Educação Médica realizado anualmente, alcancem docentes, discentes, gestores e

preceptores de todo o Brasil.

Historicamente, os temas centrais destes congressos têm sido relacionados à

melhoria da educação médica e ao desenvolvimento da saúde em nosso país.

A segunda edição do CCPEM, ocorreu entre os dias 31 de maio e 01 de junho

de 2019, sediado na Universidade do Vale do Itajaí, com o tema central “Por uma

formação médica crítica e reflexiva: no caminho da qualidade na educação médica”.

O evento foi organizado contando com 4 mesas redondas, 23 oficinas

formativas, e apresentação de 56 trabalhos científicos, com participação de gestores,

docentes, preceptores e discentes envolvidos na educação médica totalizando 346

inscritos no congresso.

Dada a riqueza gerada pelas diversas discussões ocorridas durante o evento,

em reunião ordinária da Regional Sul II da ABEM, realizada ao final do evento, foi

proposto a construção de um e-book com as principais temáticas do evento, para que

não apenas se registrasse a memória das discussões no âmbito do congresso, mas

sobretudo que toda a produção de conhecimento pudesse ser estendida a outros

domínios de interesse no desenvolvimento da educação médica.

As diversas discussões envolveram relatos de ensino, extensão e pesquisa que

corroboram para a busca de uma educação médica de qualidade, a partir da formação

de sujeitos críticos e reflexivos, comprometidos com a saúde da população e dos

problemas sociais que interferem nesse processo.

Desejo que a leitura seja repleta de reflexões, e que ela tenha potência de

reverberar transformações nas instituições de ensino, nos cenários de prática e nos

serviços de saúde, para uma prática médica que atenda as reais necessidades de

saúde da nossa população.

Ficha Técnica
Ano Publicação
2020
Páginas
198